Detran mantém fechadas a Ciretran e duas autoescolas de S. José

Detran mantém fechadas a Ciretran e duas autoescolas de S. José

Detran pede para quem souber de irregularidades denunciar ao õrgão; pelo menos 17 empresas seriam ligadas a esquema de fraudes e propinas

São José dos Campos

O Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo) assumiu a administração da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de São José nesta terça-feira, após flagrante de fraudes e esquema de corrupção. O órgão continuará fechado hoje e deve reabrir com atendimento reduzido a partir desta quarta-feira (leia texto abaixo).

A Ciretran de São José passou por um pente-fino ontem realizado por 80 agentes do Detran e da Corregedoria Geral da Administração, órgão ligado à Casa Civil.

Até o momento a operação resultou na prisão de duas pessoas. Também foram interditadas duas autoescolas clandestinas e constatado o envolvimento de quatro empresas de vistorias de veículos,nove autoescolas e quatro despachantes em atos suspeitos. Ao todo, foram vasculhados documentos e computadores de 18 estabelecimentos.

O Departamento pede que qualquer suspeita de irregularidade seja denunciada à Ouvidoria, com anonimato garantido (acesso pelo portal).

Segundo a assessoria de imprensa do Detran, entre as irregularidades constatadas envolvendo a Ciretran de São José, estão renovação fraudulenta de documentos de habilitação, baixa de pontuação sem o devido cumprimento das penalidades, liberação indevida de suspensões e cassações de habilitações, facilitação da obtenção de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) mediante recebimento de propina e pagamento de valores para agilizar processos.

Reestruturação.
Ainda de acordo com a assessoria do Detran, os policiais que estavam à frente da Ciretran de São José dos Campos continuarão dando suporte à nova equipe, para que a transição seja feita sem prejuízos aos cidadãos. Dentro das próximas semanas, eles
retornarão à SSP (Secretaria de Segurança Pública) e retomarão suas atividades na Polícia Civil.
Em março de 2011 o Detran-SP deixou de integrar a SSP e passou a substituir os policiais por servidores do departamento nas Ciretrans. A previsão, segundo a assessoria, é que São José receba até o final do ano 66 dos 1.200 novos profissionais que serão contratados por meio do concurso público realizado este ano pelo Detran.

Atendimento será normalizado na próxima semana

Segundo a assessoria de imprensa do Detran, a previsão é que funcionamento da Ciretran de São José dos Campos volte ao normal na próxima semana. Entre quarta e sexta-feira o atendimento será feito de forma reduzida. A assessoria não informou quais serão as prioridades no atendimento.

A orientação do órgão é que as pessoas verifiquem a possibilidade de buscar atendimento no Poupatempo, que oferece serviço como renovação de CNH e licenciamento de veículos, ou no portal do Detran, que disponibiliza cerca de 20 serviços on line.Para acessá-los, a pessoa deve se cadastrar, criando login e senha.

Entre os serviços disponíveis online, estão a emissão da CNH Definitiva, 2ª via da habilitação, alteração de endereço e comunicação de venda de veículo, além de pesquisa de pontos na CNH e de multas do veículo (esses dois últimos também disponíveis em aplicativos para tablets e smartphones, que podem ser baixados
gratuitamente, buscando as seguintes palavras-chave: “aplicativos” e “Detran.SP”).

Em caso de dúvidas, o cidadão deve buscar informações no portal do Detran-SP; no Disque Detran.SP (0300-101-3333), de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h; ou pelo Fale com o Detran.SP (acesso pelo portal, na aba Atendimento).

Comments

comments

Compartilhe

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>